domingo, 10 de março de 2013

O'que significa Seinen?


Seinen que significa "homem jovem" no Japão, é a definição dada aos mangas e animes voltados para o público masculino entre os 20 a 40 anos.

Vale a pena lembrar que o conceito de "maduro" para sociedade japonesa é bem diferente da nossa. Quadrinhos como Hokuto no Ken que no Japão foi lançado como infanto-juvenil, recebem uma censura de 18 anos por conter cenas de nudez e violência.

Apesar de até pouco tempo no Brasil tal material ser considerado "censura-livre", devido ao crescimento da censura muitos mangás tem sido lançados com "recomendações" muito acima das dadas no Japão.

A grande diferença entre Shonen e Seinen esta nos temas e no conteúdo maduro. Algumas histórias de Seinen possuem personagens em idade típica de Shonen, como personagens em idade escolar, mas os temas são mais maduros, geralmente contendo sexo e violência, que não são adequados em revistas infanto-juvenis. Os personagens dos Seinen geralmente estão em torno dos 20 aos 40 anos e passam por problemas típicos de sua faixa etária, tendo muitas histórias se aprofundando em temas como negócios e política - que podem ser maçantes para os jovens - passando até por complexas histórias de ficção científica que exigem conhecimento universitário para se compreender.

Como Death Note, que é um ótimo anime, tem 37 episodios, mas a história é muito legal e vale muito a pena conferir:
Death Note conta a história de Light Yagami, um aluno exemplar que acaba encontrando um caderno que causa a morte à pessoa cujo nome for escrito nele.A história desenvolve-se enquanto o hábil Raito se vê como um verdadeiro Deus da Morte, se protegendo para que não seja descoberto por de 'L', seu maior rival, e a polícia japonesa.

Algumas dicas de animes Seinen:

Experiments Lain:

Lain, uma jovem adolescente solitária, desenvolve um fascínio pela informática e pelo Wired (uma versão melhorada da Internet), após a morte de uma das suas colegas de escola. Um e-mail enviado por esta, após a sua morte, explica que o seu corpo deixou de viver e que ela vive agora no wired. Lain retrata a situação de dupla personalidade entre o mundo real e o mundo "Wired". O anime em si é bastante complexo.

Ghost in Shell:

Ghost in the Shell se passa depois de 2029, marcado pelo surgimento de uma nova tecnologia que permite a fusão do cérebro à computação, à rede mundial.
O ambiente de Ghost in the Shell é cyberpunk ou pós-cyberpunk, porém o autor foca mais nas ramificações éticas, filosóficas e sociais da fusão em massa da humanidade com a tecnologia, o desenvolvimento da inteligência artificial e a onipresença da rede de computadores como uma oportunidade para reavaliar assuntos como a identidade pessoal, a singularidade da consciência e o aparecimento do transhumanismo.

Existem muitos mais animes no estilo Seinen,como:* 20th Century Boys
* Afro Samurai
* Akagi
* Akira
* Baccano
* Berserk
* Blade of the Immortal
* Devilman
* Elfen Lied
* Gantz
* Genocyber
* Ghost in the Shell
* Hellsing Ultimate
* Higurashi no naku koro ni
* Ichi the Killer
* Kaiji
* Kurozuka
* Maria Holic
* Monster
* Mushishi
* Ninja Resurrection
* Sanctuary
* Shigurui
* Tokko
* Umineko no naku koro ni
* Uzumaki
* Vagabond
* Vinland Saga
* Violence Jack
* Yokohama Kaidashi Kiko
* You're Under Arrest


Qualquer canelada cometida favor citar nos comentários.

0 comentários:

Postar um comentário